quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Saúde Mental no Ambiente Universitário


Imagem relacionada

Durante séculos as pessoas com algum tipo de sofrimento mental, foram afastadas da sociedade, algumas vezes não podiam ter com contato com o resto da população, vivendo isolados, sem qualquer direito de manifestação de controle de suas vidas. Entende-se hoje como Transtorno Mental, o diagnostico feito por algum psiquiatra de saúde mental, quando a pessoa se torna incapaz do controle de seu pensamente.

 Dentre os aspectos relacionados á universidade, carreira e estudo pode influenciar no adoecimentos dessas pessoas de forma que as experiencias vivenciadas por eles possam ser vista de forma negativa, afetando não só na sua percepção dentro da universidade mas também sua vida fora do ambiente acadêmico. 

A naturalização de comportamentos nocivos e a cobrança por resultados excelentes e produção cada vez maior também foram apontados como fatores determinantes para os altos índices de adoecimento mental estudantil por Robson Cruz. Segundo o psicólogo, a maior parte das pessoas que buscam atendimento psicológico o fazem durante o período na universidade, mais frequentemente nos cursos de pós-graduação. Ele ainda disse que “os estudantes, principalmente de mestrado e doutorado, sofrem muitas coisas que se a gente visse acontecer com qualquer outro trabalhador a gente daria nomes como assédio, roubo de propriedade intelectual etc” e que as universidades deveriam se atentar mais à forma como têm afetado seus estudantes, abrindo mais espaços para acolhimento e escuta.  


Discente: Mykaellen da Silva Santos
2019.2


Referencias:
http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/o-ignorado-adoecimento-mental-dos-estudantes-universitarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário