sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Relação entre fatores dos acadêmicos no ensino superior e saúde mental


A entrada no Ensino Superior representa uma fase importante de transição para a vida adulta. Para a maior parte destes jovens, esta fase representa a procura de um nível educacional mais elevado, a criação de perspectivas de emprego e o estabelecimento de objetivos pessoais e profissionais.



Juntamente com a obtenção de novos conhecimentos, a vida universitária proporciona o contato com novos valores e crenças, questionamentos e experiências acadêmicas e sociais que propiciam aos estudantes um amadurecimento pessoal e que irão repercutir sobre a profissão escolhida e sobre a constituição individual dos estudantes. Além disso, o meio universitário pode representar para o discente tanto um ambiente promotor de saúde quanto um espaço limitante desta, com possibilidades de estresse negativo, por ser um local onde o estudante permanece grande parte do dia, por vários anos, convive com uma diversidade de pessoas e com situações que o levam a desenvolver estratégias de sobrevivência da forma mais saudável possível.



Dessa forma, a adaptação à vida universitária não é um processo fácil e as repercussões deste processo que, muitas vezes, pode levar ao insucesso acadêmico, vão além da área da educação e incidem, diretamente, sobre a saúde do indivíduo e da comunidade e no desenvolvimento social e econômico do país.



Nesse ambiente no qual os estudantes estão inseridos, a saúde mental é algo que está em crescente preocupação. Por conta das grandes mudanças na vida e com as pressões durante o período de estudos em uma universidade, muitos jovens têm sofrido transtornos mentais, como por exemplo, depressão e ansiedade. Vários fatores contribuem para essa questão, dentre eles:



- Deixar a casa dos pais e viver num ambiente novo

- Partilhar casa com novas pessoas

- Dar resposta às expectativas próprias e às dos pais

- Manter relacionamentos à distância com pessoas significativas

- Problemas financeiros

- Competição entre pares

- Problemas relacionais e necessidade de integração em grupos

- Dificuldades em organizar o tempo

- Maior consciencialização da própria identidade e orientação sexual

- Privação do sono

- Gerir trabalho/estudo/ responsabilidades domésticas e familiares

- Preocupação em terminar o curso e arranjar emprego.



Identificar que instituições de ensinos são locais potencialmente adoecedores é um primeiro passo para criar ambientes seguros, em que estudantes psicologicamente abalados possam ter voz, busquem e recebam um auxílio efetivo. Trata-se de uma questão cuja solução passa, antes de tudo, pela aceitação e reconhecimento das doenças mentais como problemas de saúde, e não algo relacionado a questões morais do indivíduo



O Centro de Valorização de Vida disponibiliza o “disque 188” para apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

É importante ressaltar que para solucionar ou aliviar os problemas, a pessoa deve reconhecê-los e procurar ajuda especializada.


Referencia: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/download/1504/1089















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